Imagem da receita

Batatas coradas

Crocantes por fora e cremosas por dentro, estas batatas coradas são um sucesso!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 8 batatas
  • ½ litro de óleo para fritar
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as batatas em rodelas de 1 cm. Transfira para uma panela, cubra com água, junte 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até as batatas ficarem cozidas mas ainda firmes, sem desmanchar – o tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e variedade das batatas, verifique espetando com um garfo.
  2. Assim que estiverem cozidas, passe as batatas por um escorredor (ou peneira) e deixe escorrer bem a água. Sobre a bancada, abra um pano de prato limpo, coloque as fatias sobre o pano e seque bem – as batatas precisam estar bem secas na hora de fritar, do contrário o óleo pode espirrar.
  3. Leve uma panela média, de borda alta, com o óleo ao fogo médio. Para saber se o óleo está quente: mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio; quando acender é sinal de que está na temperatura certa para fritura. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.
  4. Frite as batatas em 3 etapas: com a escumadeira, e com cuidado, transfira uma porção de batatas para o óleo quente – a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da panela, as fatias devem ficar imersas no óleo, com espaço suficiente para mexer sem perigo de transbordar.
  5. Deixe fritar por cerca de 10 minutos até as batatas ficarem bem douradinhas. Mexa de vez em quando com a escumadeira para dourar as fatias por igual.
  6. Com a escumadeira, transfira as batatas douradas para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Tempere com sal a gosto e sirva a seguir como acompanhamento ou como petisco.
Sugestão de
cardápio