Imagem da receita

Batata sauté

A batata sauté, um clássico da cozinha francesa, é o tipo de acompanhamento que vai bem com tudo. Pode fazer sem medo de errar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 kg de batatas bolinha (cerca de 40 unidades)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada (7 ramos)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque as batatas, transfira para uma panela média e cubra com água. Acrescente 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos — espete com um garfo para verificar o ponto, as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes.
  2. Assim que estiverem cozidas, passe as batatas pelo escorredor e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água — se as batatas estiverem muito molhadas a manteiga quente pode espirrar na frigideira.
  3. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, junte as batatas e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo a frigideira de vez em quando, com o movimento de saltear: segure o cabo da frigideira e faça movimentos curtos, para frente e para trás. Se preferir, mexa as batatas com uma espátula para dourar toda a superfície por igual. 
  4. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Sirva a seguir.