Imagem da receita

Berinjela assada com pimenta e molho de iogurte

Supreenda os convidados com essa incrível berinjela assada com pimenta...O molho de iogurte grego dá o contraste delicioso e refrescante.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada)
  • 10 folhas de hortelã
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). 
  2. Forre uma peneira com um pano de prato limpo (ou 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio) e coloque sobre uma tigela. Disponha o iogurte na peneira forrada e leve para a geladeira. Deixe drenar por cerca de 40 minutos na geladeira - assim o iogurte fica com uma consistência mais firme. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 
  3. Lave e seque as berinjelas e as pimentas. Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, e transfira para uma assadeira grande, de preferência antiaderente. Corte as pimentas ao meio e, com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes. Transfira as metades para a assadeira e lave bem a tábua, a faca e as mãos - a pimenta pode causar queimaduras! 
  4. Regue as pimentas e as berinjelas com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e disponha as metades de berinjela e pimenta com a casca para cima, uma ao lado da outra, deixando espaço entre cada uma. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar - na metade do tempo vire os legumes com uma espátula, para dourar por igual. 
  5. Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã. Transfira para uma tigela e misture bem com o iogurte drenado. 
  6. Na hora de servir, coloque em cada prato uma metade de berinjela, uma metade de pimenta e uma colherada generosa do iogurte temperado. Regue com um fio de azeite e tempere com mais pimenta-do-reino a gosto.