Imagem da receita

Biscoitinho de parmesão

Enrolado como rocambole e depois cortado em fatias, este biscoito rende que é uma beleza! Ele dura por até 3 dias na geladeira, ou por até 3 meses no freezer. É perfeito para quando chega visita de surpresa e fica mais gostoso se for preparado a quatro mãos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve80 unidades

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 125 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ¼ de xícara (chá) de leite
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha com o sal e o fermento. Junte a manteiga e amasse com as mãos, esfarelando com os dedos até formar uma farofa úmida. Acrescente o leite aos poucos, amassando bem, até a massa ficar lisa.
  2. Modele a massa no formato de uma bola e achate levemente — assim fica mais fácil de abrir. Embale com filme e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.


Esta receita é parte do livro Cozinha a Quatro Mãos. Conheça aqui.

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM

Ingredientes

  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 100 g)
  • manteiga para untar a assadeira
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada e untar a assadeira

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture bem a manteiga com o parmesão ralado. Reserve.

  2. Corte a massa em 2 porções. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma porção da massa num retângulo de cerca de 30 cm x 20 cm. Espalhe metade do recheio, formando uma camada bem fina. A partir do lado maior do retângulo, enrole a massa bem justinha, como um rocambole.

  3. Corte um pedaço de papel-manteiga e embale o rolo bem justinho, dobre e torça as pontas – além de manter o formato, o papel evita que a massa resseque. Leve à geladeira para firmar por no mínimo 2 horas. Repita com a outra metade da massa.

  4. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) 20 minutos antes de assar os biscoitos. Unte com manteiga duas assadeiras grandes e polvilhe com farinha de trigo (se preferir, utilize assadeiras antiaderentes).

  5. Retire um rolo de biscoito de cada vez da geladeira. Desembale e, com uma faca de chef, corte em fatias de 0,5 cm – faça um movimento único de guilhotina. Disponha os biscoitos na assadeira, deixando espaço entre eles.

  6. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe os biscoitos esfriarem na assadeira antes de servir ou armazenar – eles ficam crocantes depois de frios. Repita com a outra porção.

 

OBS: os biscoitos permanecem crocantes por até 1 semana, armazenados num pote com fechamento hermético.

Prepare com antecedência

Você pode manter o rolo de biscoito (sem cortar) na geladeira por até 3 dias ou no congelador por até 3 meses. Para assar, retire o rolo do congelador e deixe em temperatura ambiente por 20 minutos antes de fatiar.

Experimente variar o sabor do recheio

Para biscoitos com páprica: acrescente 1 ½ colher (chá) de páprica doce e 1 ½ colher (chá) de páprica picante. Com alecrim: pique bem fino as folhas de 5 galhos de alecrim e misture ao recheio. Para uma versão com aliche: pique fino 25g de filé de aliche (cerca de 12 filés) e acrescente ao recheio. 

Sugestão de
cardápio