Imagem da receita

Biscoito amanteigado

Esse não para no pote de biscoito... Sai rapidinho! O motivo é que ele derrete na boca e fica difícil comer um só. Por isso mesmo, é ideia de presentinho pra lá de simpático.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve80 biscoitos


Ingredientes

  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata por cerca de 3 minutos até formar um creme claro - para um melhor resultado, na metade do tempo, desligue a batedeira, raspe a lateral da tigela com uma espátula e volte a bater. 
  2. Quebre o ovo numa tigela separada e adicione ao creme - se ele estiver estragado, você não perde toda a receita. Junte o extrato de baunilha e bata apenas para misturar. 
  3. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Adicione a mistura de secos ao creme da batedeira em etapas, batendo entre cada adição apenas para misturar - se necessário, raspe a lateral da tigela com a espátula. 
  4. Desligue e desencaixe a tigela da batedeira. Termine de misturar a massa com as mãos para ficar bem lisa. Transfira para uma assadeira pequena e pressione com as mãos para espalhar e formar uma camada grossa - assim a massa endurece como uma placa, em vez de uma bola, e fica mais fácil na hora de abrir. Cubra com filme e leve para a geladeira. Deixe descansar por 1 hora para firmar. 
  5. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga 2 assadeiras grandes. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem e bata sobre a pia para retirar o excesso (se preferir utilize assadeiras antiaderentes). 
  6. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Corte a massa em quatro partes, transfira 1 pedaço para a bancada e deixe o restante na geladeira - a massa amanteigada amolece fácil. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com o rolo até ficar com cerca de 0,3 cm. 
  7. Com o cortador redondo maior, corte os biscoitos e transfira para a assadeira - deixe cerca de 1 cm entre cada um. Junte as aparas de massa e abra novamente, sempre polvilhando com farinha. Faça quantos biscoitos couberem na assadeira. Se preferir, utilize cortadores de formatos diversos. 
  8. Para fazer os biscoitos em formato de botão você vai precisar de dois cortadores redondos (um de 5 cm e outro de 4 cm de diâmetro). Pressione levemente o cortador menor sobre cada biscoito para marcar um círculo; com um canudo faça 2 furos no centro de cada biscoito. 
  9. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 10 minutos, até as bordas começarem a dourar. Retire do forno e deixe amornar - o biscoito termina de assar e endurece enquanto esfria.
  10. Transfira os biscoitos prontos para uma travessa e repita com o restante da massa. Espere esfriar completamente para embalar ou guardar num pote com fechamento hermético. Eles permanecem crocantes por até 15 dias.

 

OBS: você pode variar o sabor adicionando raspas de limão, canela ou outras especiarias à massa.

Sugestão de
cardápio