Imagem da receita

Biscoito de chocolate duplo

Biscoito de chocolate deixa todo mundo feliz – ainda mais quando ele pode ir do congelador direto para o forno!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve55 unidades


Ingredientes

  • 1 ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ¼ de xícara (chá) de cacau em pó
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de chocolate amargo picado fino (entre 50% e 60% de cacau)
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar. Bata por cerca de 5 minutos até formar um creme claro - se necessário pare de bater, raspe a lateral da tigela com uma espátula e bata novamente. Acrescente o ovo e bata apenas para incorporar. 
  2. Numa tigela, misture a farinha, o cacau, o sal e o fermento. Junte ao creme da batedeira, em etapas, batendo a cada adição apenas para misturar. 
  3. Desencaixe a tigela da batedeira, adicione o chocolate picado e misture com uma espátula. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha antes de trabalhar a massa. Modele formando uma bolota. 
  4. Divida a massa em duas porções e modele formando um rolo de cerca de 3 cm de diâmetro. Corte um pedaço de papel manteiga um pouco maior que o rolo de massa - além de ajudar a manter o formato, o papel evita que a massa resseque enquanto firma na geladeira. Embale bem justinho para modelar, dobre e torça as pontas do papel. Repita com a outra metade e leve para firmar na geladeira por pelo menos 30 minutos. 
  5. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) 20 minutos antes de cortar os biscoitos. Unte com manteiga e polvilhe com farinha 2 assadeiras grandes (se preferir, utilize assadeiras antiaderentes). 
  6. Retire 1 rolo de massa da geladeira de cada vez. Corte em fatias de cerca de 1 cm de espessura e disponha na assadeira, sem encostar uma na outra. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 15 minutos até a lateral começar a dourar - o biscoito termina de endurecer enquanto esfria. 
  7. Retire do forno e deixe esfriar enquanto assa uma outra leva de biscoitos. Transfira os biscoitos assados para um pote e repita com o restante da massa. Sirva a seguir ou conserve por até 10 dias armazenados num recipiente com fechamento hermético.

Congele!

Você pode congelar os rolos de massa por até 1 mês. Na hora de assar, retire do congelador e deixe em temperatura ambiente enquanto preaquece o forno - assim fica mais fácil para cortar as rodelas.