Imagem da receita

Biscoito de gengibre

Olha aí uma boa ideia de fora para adotar no Natal: os biscoitos de gengibre. Tradicionais nesta época do ano rendem um presente natalino pra lá de delicado, ainda mais se bem embalados num vidro, lata ou caixa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve45 unidades


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
  • 1 ½ colher (sopa) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de noz-moscada em pó
  • ¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
  • ¼ de colher (chá) de fermento em pó
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ⅓ de xícara (chá) de melado de cana
  • 1 ovo

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande misture a farinha de trigo, o gengibre em pó, a canela em pó, a noz-moscada ralada, o cravo em pó, o fermento e o sal. Reserve. 
  2. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo até que fique a mistura fique bem cremosa. Junte o melaço e o ovo e bata por mais 2 minutos. Diminua a velocidade e junte os ingredientes secos aos poucos (se a sua batedeira não aguentar massas deste tipo, que são um pouco mais firmes, você pode fazer à mão, com uma colher de pau ou um batedor de arame). Bata até que a massa fique lisa e uniforme. 
  3. Estique sobre a bancada um pedaço de filme de cerca de 30 cm de comprimento. Polvilhe com um pouco de farinha e transfira metade da massa de biscoito. Dobre o filme, formando um quadrado de massa, e leve à geladeira por 2 horas. Repita o processo com a outra parte da massa. 
  4. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Espalhe um pouco de farinha num pedaço de papel-manteiga de cerca de 30 x 40 cm. 
  5. Com um rolo de macarrão, abra metade da massa sobre o papel-manteiga preparado, até que ela fique com cerca de 3 mm. 
  6. Com um cortador no formato da sua preferência, corte os biscoitos, deixando que haja uns 2 cm de espaço entre eles. Transfira o papel-manteiga para uma assadeira e, com cuidado, retire a massa ao redor dos biscoitos. Leve a assadeira ao forno preaquecido para assar por 10 a 15 minutos, até que as bordas estejam douradas. 
  7. Reserve a massa restante, que será amassada novamente com as sobras da outra metade. 
  8. Retire os biscoitos do forno e transfira o papel-manteiga da assadeira para a bancada. Depois que firmarem um pouco, transfira os biscoitos para uma grade usando uma espátula. Quando esfriarem completamente, armazene em potes ou latas de biscoito, forradas com papel-manteiga. Se bem armazenados, em recipientes com fecho hermético, duram 5 dias. 
  9. Repita o processo com a outra metade massa. 
  10. Junte as sobras da massa, embrulhe em filme e leve ao congelador por 15 minutos antes de usá-la novamente.
Sugestão de
cardápio