Imagem da receita

Bobó de camarão

O clássico baiano ganhou mais sabor com leite de coco caseiro e caldo de camarão, preparado com as cascas. Para ficar ainda mais arretado, sirva com farofa de coco, arroz branco e folhas de coentro.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções

Para o caldo de camarão

Ingredientes

  • cascas e cabeças de 1 kg de camarão (cerca de 300 g)
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 litro de água
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (chá) de semente de coentro
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de preparo

  1. Numa peneira, lave bem as cascas e cabeças de camarão sob a água corrente. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque o dente de alho. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. No pilão, quebre as sementes de coentro.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite de dendê, coloque as cascas e cabeças do camarão e refogue por 10 minutos, até ganharem um tom alaranjado e formar um douradinho no fundo da panela – essa etapa é fundamental para dar sabor ao caldo.
  3. Junte o alho, a cebola, o louro, as sementes de coentro e mexa por 2 minutos até a cebola murchar. Regue com a água aos poucos, raspando o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos e aumente o fogo. Depois que ferver, deixe cozinhar por mais 40 minutos em fogo baixo, até o caldo reduzir pela metade.
  4. Sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido, cerca de 2 ½ xícaras (chá). Reserve.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Para o bobó de camarão

Ingredientes

  • 700 g de camarões descascados e limpos (cerca de 1 kg com casca)
  • 2 ½ xícaras (chá) do caldo de camarão
  • 500 g de mandioca descascada
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 tomate maduro
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 200 ml de leite de coco caseiro (cerca de ¾ de xícara)
  • caldo de ½ limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de azeite de dendê
  • 6 ramos de coentro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Corte a mandioca em pedaços de 8 cm e transfira para a panela de pressão. Cubra com água (com cuidado para não ultrapassar o limite máximo de ⅔ do volume da panela) tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  2. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave e seque o pimentão, o tomate, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de coentro. Corte o pimentão e o tomate ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Pique grosseiramente os talos e folhas de coentro. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca raspe e descarte as sementes, pique fino as metades (se quiser um bobó mais apimentado mantenha as sementes). Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  3. Numa tigela, coloque os camarões e tempere com o caldo de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  4. Passado os 20 minutos de cozimento da mandioca, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa
  5. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente a cebola, o pimentão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 8 minutos até murchar bem. Junte o tomate, e refogue por mais 4 minutos, pressionando com a espátula para formar uma pastinha. Desligue o fogo e transfira o refogado para o liquidificador.
  6. Junte 1 xícara (chá) do caldo de camarão ao refogado e bata até triturar. Acrescente a mandioca cozida (sem a água do cozimento) e bata novamente para formar um creme liso. Reserve. 
  7. Volte a panela ao fogo médio (nem precisa lavar). Regue com o azeite de dendê e adicione os camarões em etapas, sem amontoar – se colocar todos de uma só vez, vão cozinhar no próprio líquido em vez de dourar. Deixe os camarões dourarem por 1 minuto de cada lado e, com uma pinça, transfira para uma tigela. Repita com o restante do camarão cru e atenção: não descarte o caldo de limão do tempero.
  8. Mantenha a panela em fogo médio e acrescente o alho e a pimenta dedo-de-moça. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 1 minuto. Regue aos poucos com o caldo de camarão restante (1 ½ xícara) e o caldo de limão em que o camarão foi temperado. Misture bem para dissolver os queimadinhos do fundo da panela. 
  9. Abaixe o fogo, misture o creme de mandioca batido e tempere com sal. Assim que ferver, junte o leite de coco e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos para formar um creme saboroso e mais encorpado. 
  10. Volte o camarão dourado (com o caldo que se formou na tigela) para a panela, misture e deixe cozinhar por 2 minutos apenas para aquecer. Desligue o fogo, misture o coentro picado, prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de coentro a gosto, arroz e farofa de coco.

Dá para congelar

O bobó dura até 2 dias na geladeira e 3 meses no congelador. Já o caldo de camarão dura 5 dias na geladeira e até 6 meses no congelador. Para descongelar o bobó: deixe da noite para o dia na geladeira ou descongele direto na panela em fogo baixo, tampado, por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Para descongelar no micro-ondas: leve o bobó tampado com um prato e aqueça em potência alta por 6 minutos, parando na metade do tempo para mexer. 

 

Para adiantar

Pode preparar o caldo e cozinhar a mandioca no dia anterior ao preparo.