Imagem da receita

Bolinho de chuva recheado de doce de leite

Doce de leite é uma delícia. Bolinho de chuva é um escândalo. Agora junte os dois e o que você tem? Um escândalo delicioso, uma delícia escandalosa!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve25 unidades

PARA O DOCE DE LEITE

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo

  1. Na panela de pressão, coloque a lata de leite condensado fechada — se tiver rótulo de papel, retire e, com uma faquinha, raspe a cola (ela pode entupir a válvula da panela).
  2. Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos.
  3. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela. Com um pinça, retire a lata com cuidado para não se queimar e deixe esfriar por, no mínimo 2 horas, antes de abrir — atenção: se estiver muito quente, o doce de leite pode espirrar ao abrir.
  4. Unte uma assadeira retangular com óleo. Com 2 colheres de café, modele 25 bolinhas de doce de leite e transfira para a assadeira untada - vá passando uma porção do doce de uma colher para a outra para modelar. Leve a assadeira ao congelador por, no mínimo, 2 horas para firmar. De preferência, prepare o doce de leite e congele as bolinhas no dia anterior ao preparo.

PARA A MASSA DO BOLINHO

Ingredientes

  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture bem os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal. Acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, mexendo com uma colher a cada adição. Por último acrescente o fermento e misture bem.
  2. Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio – para saber se a temperatura está certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo; quando acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel-toalha.
  3. Tire as bolinhas de doce de leite do congelador. Você vai precisar de duas colheres de sobremesa: use uma para pegar uma bolinha de doce de leite e mergulhá-la na massa; com a outra, modele os bolinhos (passando de uma colher para a outra). Não trabalhe demais a massa para não derreter o doce de leite – ele precisa estar firme.
  4. Com cuidado, mergulhe no óleo quente quantos bolinhos couberem na panela e deixe fritar até dourar. Com uma escumadeira, transfira os bolinhos fritos para o prato forrado com papel-toalha. Repita com o restante da massa.
  5. Num prato fundo, misture açúcar com canela em pó e passe os bolinhos fritos. Sirva a seguir.