Imagem da receita

Bolinho de peixe salteado (reaproveitamento)

Sabe massa de nhoque? Ela pode se transformar em um bolinho irresistível. Vira marmita phyna!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção (três bolinhos)


Ingredientes

  • 1 filé de pescada branca (cerca de 80 g)
  • ½ xícara (chá) de massa de nhoque de mandioquinha crua
  • raspas e caldo de 1 limão taiti
  • 1 talo de cebolinha
  • óleo para saltear
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo

  1. Lave e seque o limão e a cebolinha. Com um zéster (ou ralador) faça raspas do limão e reserve. Corte a parte verde da cebolinha em fatias. 
  2. Encha uma panela pequena com água, acrescente o caldo de limão e leve ao fogo alto para ferver. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino e mergulhe na água fervente. Diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. 
  3. Com uma escumadeira, transfira o peixe cozido para uma tigela. Desfie com a ajuda de dois garfos. Junte a massa do nhoque, as raspas de limão e a cebolinha. Misture bem. 
  4. Polvilhe farinha de trigo nas mãos e modele os bolinhos: divida a massa em 3 porções; enrole e achate levemente cada uma, como se fosse um hambúrguer. 
  5. Leve ao fogo médio uma frigideira (de preferência antiaderente). Quando aquecer, regue com óleo apenas para cobrir o fundo da frigideira. Coloque os bolinhos e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Com uma espátula, vire cada bolinho para dourar o outro lado por igual. Transfira para um prato e sirva a seguir. Fica ótimo acompanhado de picles de beterraba e coalhada seca.

 

OBS: Para levar de marmita, armazene os bolinhos num recipiente separado dos acompanhamentos e mantenha na geladeira até a hora de consumir.

 

Massa de nhoque caseira

Veja a receita de nhoque de mandioquinha.

Sugestão de
cardápio