Imagem da receita

Bolinho de chocolate com castanha-de-caju e mel

Poucos ingredientes e muito fácil de preparar. Servida em porções individuais, é sobremesa charmosa e prática.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 100 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal (cerca de 150 g)
  • 75 g de manteiga
  • 2 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de mel
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar os ramequins
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga 4 ramequins individuais de 9 cm de diâmetro (ou outra tigela refratária pequena com bordas altas). 
  2. Coloque as castanhas-de-caju no processador e bata até formar uma farinha grossa (se preferir bata no liquidificador). Polvilhe um pouco desta farinha nos ramequins, chacoalhe para espalhar e bata sobre o copo do processador para retirar o excesso - a farinha de castanha também vai ser usada na massa do bolo. 
  3. Sobre a tábua pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena e acrescente o mel. 
  4. Derreta o chocolate com a manteiga e o mel em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela do banho-maria e reserve. 
  5. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande. Mexa com o batedor de arame apenas para misturar as gemas com as claras. Adicione a farinha de castanhas, a canela, o sal e misture bem. Junte aos poucos o chocolate e a manteiga derretidos, misturando com a espátula até ficar liso. 
  6. Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 20 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito: o bolo deve estar assado na superfície mas ainda úmido por dentro. 
  7. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Retire os ramequins da assadeira, decore a superfície dos bolinhos com açúcar de confeiteiro e sirva seguir. Se preferir, desenforme os bolinhos para servir.

 

Obs.: estes bolinhos também ficam uma delícia servidos mornos e acompanhados de creme batido.