Imagem da receita

Bolo de laranja

Um clássico, simples e super fácil de preparar. Fica fofinho e com aquele sabor azedinho-doce da laranja.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve12 fatias

Para a massa

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 ½ xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro – espalhe uma camada bem fina e uniforme. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Com a faca, descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor amargo-doce, descasque as duas). A outra, lave bem sob água corrente, corte e descarte as pontas. Corte as laranjas em quatro partes, no sentido do comprimento. Descarte o miolo branco, corte cada gomo em três pedaços e transfira para o liquidificador.
  3. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata bem até ficar liso – se ficarem uns pedacinhos da casca não tem problema, eles dão sabor e textura ao bolo.
  4. Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento.
  5. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa, se sair limpo pode retirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que asse completamente.
  6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a calda.

Para a calda

Ingredientes

  • caldo de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Numa panela pequena, misture o caldo de laranja com o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Regue a calda quente sobre o bolo frio e sirva a seguir.

Qual laranja?

O ideal é usar laranja-pera, mas pode usar a laranja-baía também. A laranja-lima é docinha demais, vai faltar o azedinho no bolo.

Sugestão de
cardápio