Imagem da receita

Bolo gelado de coco

Quem foi criança, teve festinha na escola – e com direito a bolo de coco gelado embrulhado no papel-alumínio! O famoso "toalha felpuda" ganha nome de adulto e técnicas de profissional. Mas no sabor de infância ninguém mexe!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve12 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 5 ovos em temperatura ambiente
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de leite integral

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira (ou refratário) retangular de 33 cm x 22 cm e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir o fundo e laterais e bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.


2. Numa tigela misture a farinha com o fermento. Reserve.

3. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras até o ponto de neve. Diminua a velocidade da batedeira, junte as gemas uma a uma, batendo a cada adição para incorporar. Por último, junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, para misturar bem.

4. Desencaixe a tigela da batedeira, adicione ⅓ da farinha passando por uma peneira e misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture para incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais ⅓ da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o restante da farinha - assim fica mais fácil de incorporar os ingredientes e evita que você mexa excessivamente a massa.

5. Transfira a massa para a assadeira, nivele com uma espátula e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar mais alguns minutos.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Para a calda e finalização

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro, cerca de 200ml
  • 1 ¾ de xícara (chá) de leite
  • 1 ½ xícara (chá) de coco ralado seco

Modo de preparo

  1. Numa tigela misture bem o leite condensado com o leite e o leite de coco.
  2. Mantenha o bolo na assadeira e, com um garfo, faça furos por todo a superfície – assim a calda penetra melhor no bolo e ele fica bem úmido. Regue a calda sobre o bolo ainda morno e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir para o bolo absorver bem a calda e firmar (se preferir, deixe de um dia para o outro na geladeira).
  3. Para embalar as fatias: corte 12 retângulos de papel alumínio de 15 cm x 10 cm. Num prato fundo coloque o coco ralado. Retire o bolo da geladeira e corte, ainda na assadeira, em 12 pedaços.
  4. Com uma espátula de bolo, retire uma fatia de bolo de cada vez e passe pelo coco ralado, pressionando delicadamente para cobrir bem todos os lados e embale no papel alumínio. Mantenha os bolos na geladeira até a hora de servir. Para deixar o bolo gelado de coco ainda mais especial, sirva num prato com uma colherada de beijinho.

    Veja aqui a receita do beijinho de colher

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio