Imagem da receita

Bolo musse de chocolate

Nunca na sua vida você comeu um bolo musse de chocolate tão maravilhoso. É sério. Você precisa de apenas três ingredientes e alguma disposição. Não é para todo dia, mas vale cada minutinho investido no preparo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve12 porções


Ingredientes

  • 500 g de chocolate meio amargo picado (55% a 60% cacau)
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 6 ovos
  • manteiga para untar a fôrma
  • cacau em pó a gosto para polvilhar
  • morangos para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm. Corte dois retângulos de papel manteiga com cerca de 30 cm x 20 cm. Cubra o fundo e laterais da fôrma, dispondo um pedaço de papel manteiga sobre o outro em cruz. Unte novamente com manteiga sobre o papel – assim fica mais fácil de desenformar.
  3. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio – ela será a base para o banho-maria.
  4. Coloque o chocolate numa tigela de vidro refratário (ou inox) e encaixe sobre a panela com água fervente. A tigela não deve encostar no fundo da panela, o vapor é suficiente para derreter o chocolate. Junte a manteiga em pedaços e deixe derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula. Retire do banho-maria e deixe amornar.
  5. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela de vidro (ou inox) – assim, se um estiver estragado você não perde a receita. 
  6. Encaixe a tigela com os ovos  sobre a panela do banho-maria e mexa com o batedor de arame até que formem uma espuma, mas sem cozinhar. Os ovos aquecidos aumentam mais de volume quando são batidos.
  7. Transfira os ovos para a tigela da batedeira e comece a bater em velocidade baixa. Vá aumentando gradualmente. Deixe bater em velocidade alta até que tripliquem de volume, formando uma espuma densa, marcada pelo batedor.
  8. Junte ⅓ dos ovos batidos ao chocolate derretido e mexa bem com a espátula para incorporar. Acrescente o restante, misturando delicadamente, de baixo para cima. Transfira a massa do bolo para a fôrma.
  9. Coloque a fôrma do bolo numa assadeira e preencha o fundo com água fervente. Leve ao forno para assar em banho-maria por cerca de 20 minutos – a superfície do bolo deve estar opaca e firme, mas o interior ainda mole.
  10. Deixar esfriar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira para firmar por pelo menos 2 horas – como esse bolo é muito cremoso, esse tempo na geladeira é essencial para você conseguir cortar e servir. Se preferir, prepare o bolo no dia anterior.
  11. Retire o bolo da geladeira e desenforme ainda gelado: passe uma espátula na lateral, entre o papel manteiga e a fôrma. Usando o papel como suporte, transfira o bolo para um prato. Para a consistência ideal, o bolo deve ficar em temperatura ambiente ao menos 15 minutos antes de ser servido. (Mas atenção: esse tempo pode variar se estiver mais ou menos calor em sua cozinha.)
  12. Polvilhe o bolo com cacau em pó e sirva os pedaços com morangos ou a fruta de sua preferência.


VERSÃO REDONDA

Se preferir asse o bolo numa fôrma redonda de fundo removível com 22 cm de diâmetro.