Imagem da receita

Bombom de damasco e amêndoas

Recheado de damasco e polvilhado com amêndoas, uma clássica combinação de sabores do Oriente Médio, este bombom é delicioso e não demora mil e uma noites para ser feito.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve30 unidades

para o recheio:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de damascos secos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de amêndoas sem pele e torradas

Modo de preparo

  1. Pique os damascos em cubinhos e transfira-os para uma panelinha. Cubra com água e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por 15 minutos. Escorra a água e reserve os damascos hidratados. 
  2. No liquidificador ou processador de alimentos, coloque as amêndoas e bata por alguns segundos até obter uma farofa grossa. Cuidado para não bater demais! 
  3. Numa panela média, coloque o açúcar e os damascos. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos, sem parar de mexer. Retire do fogo e acrescente as amêndoas picadas. 
  4. Deixe esfriar e faça bolinhas que serão o recheio do bombom. Reserve. Enquanto o damasco esfria, prepare a cobertura de chocolate.

para a cobertura:

Ingredientes

  • 450 g de chocolate meio amargo picado
  • amêndoas sem pele, torradas e picadas para decorar

Modo de preparo

  1. Numa tábua, pique o chocolate meio amargo com uma faca bem afiada. 
  2. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária e leve-o para derreter em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar. 
  3. Coloque a tigela do chocolate dentro de uma assadeira com água fria e gelo. Mexa o chocolate com uma colher até que se resfrie, cuidando para não respingar água no chocolate. Para saber se o chocolate está na temperatura certa, passe um pouco dele na boca como se fosse batom. A sensação térmica deverá ser de chocolate frio. 
  4. Forre uma superfície lisa com uma folha de papel-alumínio. 
  5. Espete as bolinhas de damasco com palitos de dente, passe-as pelo chocolate derretido e coloque sobre o papel-alumínio para secar. 
  6. Polvilhe as amêndoas picadas sobre os bombons ainda úmidos. Espere secar. 
  7. Conserve em recipiente com tampo hermético em local seco e arejado.
Sugestão de
cardápio