Imagem da receita

Brigadeiro de micro-ondas

Deu vontade de comer brigadeiro? Este, que é feito no "micro", fica pronto em menos de 10 minutos. O maior trabalho vai ser esperar esfriar...


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, misture o chocolate com o leite, até dissolver. 
  2. Num recipiente refratário bem grande (pode ser uma tigela de vidro ou de porcelana), coloque o leite condensado, a manteiga e a misturinha de chocolate com leite. Mexa bem com uma colher. Atenção: é muito importante que o refratário seja grande e alto, pois o volume dos ingredientes aumenta em até cinco vezes enquanto cozinha (se a tigela for pequena, o conteúdo pode derramar e você ainda corre o risco de se queimar ao retirá-la). 
  3. Leve o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 2 minutos em potência alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente. A partir desse ponto, você vai levar o brigadeiro para cozinhar no micro-ondas três vezes por 1 minuto cada. Entre cada rodada, retire a tigela e misture bem. (No total, serão 5 minutos, contanto os 2 minutos iniciais de cozimento.) 
  4. Após os 5 minutos de cozimento, a massa ficará com uma aparência talhada - é assim mesmo, não se preocupe. Mexa vigorosamente com a colher ou com um batedor de arame, para ficar lisa - esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso. 
  5. Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar com a consistência desejada (lembre-se que o brigadeiro vai endurecer quando esfriar). Geralmente, mais duas rodadas são suficientes - as potências dos micro-ondas variam muito, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho.
Sugestão de
cardápio