Imagem da receita

Brigadeiro em uma panela só

Brigadeiro de colher é daquelas receitas que acabam com qualquer vontade louca de comer doce. Mas tem um segredo pra deixá-lo no ponto perfeito: o banho-maria invertido. Sabe como faz? É só colocar a panela de brigadeiro no gelo para esfriar rapidamente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau
  • cubos de gelo

Modo de preparo

  1. Coloque o cacau em pó numa tigela e misture, aos poucos, 2 colheres (sopa) de água até formar uma pastinha. Separe uma travessa funda e preencha com cubos de gelo - ela será usada no fim da receita para resfriar o brigadeiro. 
  2. Numa frigideira com bordas altas, junte a manteiga, o leite condensado e a pastinha de cacau. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo bem com um batedor de arames - ele ajuda a deixar o brigadeiro mais cremoso - por cerca de 8 minutos, até ficar com a consistência ideal para ser comido de colher. 
  3. Transfira a panela para a travessa com gelo e, com uma espátula, mexa o brigadeiro vigorosamente. Mantenha a panela sobre o gelo por alguns segundos e retire, sem parar de mexer. Volte para o gelo e repita este vai e vem, raspando bem o fundo da panela, por cerca de 3 minutos até que o brigadeiro esfrie para ser comido de colher. Importante: se nesta etapa você deixar a panela diretamente no gelo, o brigadeiro vai grudar e endurecer no fundo. 
  4. Salpique com nibs de cacau e sirva a seguir, direto na panela para comer de colher.

 

Veja o vídeo: