Imagem da receita

Brioche de fôrma

Em vez de um pão de fôrma qualquer, o premiado chef Alberto Landgraf, do restaurante Epice, nos ensina esta divina brioche enformada. Irresistível!


AutorAlberto Landgraf

Tempo de preparoMais de 2h

Serve2 brioches


Ingredientes

  • 3 ⅓ de xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 30 g de fermento biológico fresco (dois tabletes)
  • 5 ovos
  • 250 g de manteiga

Modo de preparo

  1. Corte a manteiga gelada em cubos de cerca de 2 cm. 
  2. Na batedeira, com a ferramenta gancho, coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento biológico, esfarelando os tabletes com os dedos. Comece a bater em velocidade baixa e vá juntando os ovos, um por vez, batendo bem entre cada adição. 
  3. Sem parar de bater, junte os cubos de manteiga, aos poucos. Deixe batendo por mais 10 minutos ou até formar uma massa homogênea. 
  4. Numa superfície bem enfarinha, trabalhe a massa delicadamente, sovando apenas algumas vezes, até desgrudar das mãos. Transfira para um recipiente com tampa e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. 
  5. Corte a massa em duas partes iguais. Espalhe um pouco de farinha numa superfície e também no rolo. Abra cada massa até formar um retângulo de cerca de 20 cm x 30 cm. 
  6. Enrole cada retângulo como se fosse um rocambole e transfira para as fôrmas de bolo inglês. 
  7. Deixe a massa crescer em temperatura ambiente, numa área fresca, por 2 horas. 
  8. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Quando ele estiver bem quente, leve os pães para assar por 15 minutos. Abaixe para 100 ºC (temperatura baixa) e deixe assar por mais 15 minutos. 
  9. Retire do forno e deixe esfriar na própria fôrma. Sirva a seguir.

 

Equipamento

Para esta receita, o ideal é usar uma batedeira que tenha gancho – uma ferramenta específica para fazer pães. Caso contrário, vale colocar numa tigela bem grande e misturar os ingredientes com as mãos, até formar uma massa homogênea. Isso significa que os passos 2 e 3 serão feitos manualmente. Leva mais tempo, dá trabalho, mas dá certo. Atenção: você vai precisar de duas fôrmas de bolo inglês de cerca de 22 cm x 10 cm cada.

Sugestão de
cardápio