Imagem da receita

Brócolis ao alho e óleo

Simples, saudável e muito saboroso, este acompanhamento não pode faltar no seu dia a dia.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 maço de brócolis ninja
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descarte as folhas e corte o brócolis em floretes médios. Com a faca, corte a base mais grossa do talo de cada florete e reserve na geladeira para uma próxima receita — você pode preparar uma sopa. 
  2. Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo. Enquanto isso, separe uma tigela com água e gelo.
  3. Assim que estiverem macios, escorra a água e transfira os floretes para a tigela com água e gelo para interromper o cozimento. Passe novamente o brócolis pelo escorredor e deixe por alguns minutos para tirar o excesso de água. 
  4. Enquanto isso, descasque e fatie fino o dente de alho. 
  5. Leve uma panela média (ou frigideira grande) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione os floretes de brócolis, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por cerca de 3 minutos. Sirva a seguir.

Versão congelada

Se você tiver brócolis congelado, pode preparar a receita. Os floretes vão direto do congelador para a frigideira com azeite e alho. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio