Imagem da receita

Brócolis com pimenta e castanha-de-caju

A tradicional combinação de brócolis alho e óleo dá espaço para uma nova versão ainda mais rica em sabores e textura. Picante na medida certa e com um leve toque ácido do limão siciliano... O acompanhamento perfeito para grelhados e carnes assadas!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 2 dentes de alho
  • ½ pimenta dedo-de-moça
  • 1 limão-siciliano
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada, sem sal
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte e descarte as folhas do brócolis. Com o descascador de legumes, retire as fibras externas dos talos, tomando cuidado para não desmanchar os floretes - nesta receita vamos usar os ramos inteiros do brócolis. Se preferir, utilize uma faquinha para legumes. 
  2. Com uma faca, divida os ramos maiores ao meio, no sentido do comprimento - da base do talo até o florete - para que todos fiquem do mesmo tamanho e cozinhem por igual. Lave sob água corrente e deixe numa peneira para escorrer bem a água - se estiver muito molhado pode espirrar azeite na hora de ir para a frigideira. 
  3. Enquanto isso, lave e seque o limão e a pimenta dedo-de-moça; fatie a pimenta em rodelas finas (se preferir, descarte as sementes) e corte o limão em quartos; descasque e, com a lateral da faca, apenas amasse os dentes de alho; pique grosseiramente as castanhas. 
  4. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e adicione os ramos de brócolis. Tempere com sal e refogue por cerca de 5 minutos, virando com uma pinça, até ficarem macios (se sua frigideira for pequena, refogue o brócolis em duas etapas). 
  5. Junte os dentes de alho, a pimenta dedo-de-moça e mexa mais 2 minutos para perfumar. Transfira os ramos para uma travessa e regue com o azeite e as rodelas de pimenta da frigideira - descarte os dentes de alho. 
  6. Mantenha a frigideira em fogo baixo e doure os quartos de limão. Sirva o brócolis quente, polvilhado com as castanhas e acompanhado dos limões dourados para espremer na hora.

 

Veja este e mais preparos com brócolis