Broinha de fubá

Broinha de fubá

Um dos grandes clássicos da culinária mineira, a broinha vai bem em qualquer hora: no café da manhã, no lanche da tarde e, se ganhar recheios, vira sobremesa das boas. Ô trem bão, sô!

Compartilhe
Ingredientes
  • ⅓ de xícara (chá) de fubá mimoso
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 75 g de manteiga sem sal
  • 3 ovos (em temperatura ambiente)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de semente de erva-doce
Continua após patrocínio
Veja o passo a passo em vídeo
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Peneire um pouco de fubá em duas assadeira grandes para formar uma camada fina que cubra todo o fundo.
  1. Numa panela média, coloque o leite, a água, o açúcar, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal e leve ao fogo médio.
  2. Assim que a manteiga derreter completamente e começar a ferver, adicione a farinha e o fubá, em fio, mexendo bem com uma espátula de bambu, até formar uma massa lisa. Continue mexendo por cerca de 2 minutos para a massa cozinhar. Atenção para o ponto: a massa deve formar uma película fina e seca no fundo da panela.
  3. Desligue o fogo e transfira a massa para a tigela da batedeira. Bata em velocidade baixa, com a raquete, por cerca de 5 minutos, para esfriar — isso evita que os ovos cozinhem ao ser adicionados e a massa desande.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e adicione à massa, batendo bem a cada adição — pare de bater e raspe a lateral da tigela no meio do processo. Depois do último ovo, deixe bater por cerca de 2 minutos, até formar uma massa lisa e brilhante.
  5. Com um boleador de sorvete, retire uma porção de massa e transfira para a assadeira (se preferir, modele as broinhas usando 2 colheres de sopa). Repita o processo com toda a massa, deixando um espaço de 3 cm entre cada uma — as broinhas crescem bastante ao assar.
  6. Peneire fubá sobre as broinhas — é bem pouquinho mesmo, só para dar um acabamento. Leve ao forno para assar a 220 ºC (temperatura alta) por cerca de 15 minutos, até as broinhas estufarem bem — nessa etapa inicial, o forno precisa estar bem quente para formar vapor no interior da massa e deixar a broinha oca.
  7. Diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos, ou até as broinhas ficarem douradas e firmes.
  8. Retire do forno e sirva a seguir. Por serem ocas, as broinhas também ficam ótimas quando são recheadas.
NÃO GOSTA DE ERVA-DOCE?

Se você não gosta de erva-doce mas ficou com vontade de fazer a receita, pode colocar raspas de limão na massa antes de acrescentar os ovos na batedeira.

SOBROU BROA?

Que tal preparar uma broa brûlée? A broa amanhecida ganha uma camada crocante de açúcar e fica perfeita para acompanhar o cafezinho.

VERSÃO COM QUEIJO

Se a broa pura já é gostosa, imagine misturar queijo na massa. Veja aqui como preparar broa de fubá com queijo

MODELADA PARA FESTA

Você pode usar um bico de confeitar (modelo pitanga grande) para modelar as broas. Elas ficam com uma apresentação toda especial.

NÃO TEM BATEDEIRA?

Você pode bater a massa à mão numa tigela, usando uma espátula de bambu firme. Atenção para dois pontos: mexer bem a massa para esfriar antes de adicionar os ovos e bater bem a massa à mão para incorporar um ovo de cada vez.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
12 unidades