Imagem da receita

Brownie rústico com cardamomo

Todo mundo já conhece o sabor irresistível do brownie. Mas esta versão rústica, com cardamomo e castanha-do-Brasil, vai surpreender até os mais ortodoxos do doce.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 150 g de chocolate meio amargo
  • 200 g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada grosso
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 4 bagas de cardamomo
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de 20 cm x 30 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Chacoalhe para espalhar a farinha e bata sobre a pia para tirar o excesso. 
  2. Sobre uma tigela, passe a farinha e o fermento em pó pela peneira. Junte a castanha picada e misture bem para envolver cada pedaço com a farinha - assim as castanhas não descem para o fundo da fôrma na hora de assar. 
  3. Com uma faquinha de legumes, corte a ponta e abra cada baga de cardamomo ao meio. Retire e transfira as sementes para um pilão. Amasse bem até virar um pó. 
  4. Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe direitinho sobre uma panela pequena para fazer o banho-maria. Pique o chocolate. Transfira para a tigela e junte a manteiga em cubos e o pó de cardamomo. 
  5. Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e manteiga sobre a panela - o segredo é não deixar o fundo da tigela encostar na água, o chocolate deve derreter com o calor do vapor para não queimar. Misture com uma espátula até o chocolate e a manteiga derreterem completamente. Retire a tigela do banho-maria e reserve. 
  6. Numa batedeira, junte o açúcar mascavo e os ovos e bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até a mistura ficar bem fofa e aerada. Desligue e retire a tigela da batedeira. Acrescente, aos poucos, o chocolate com a manteiga derretidos e misture com uma espátula. 
  7. Adicione, em etapas, a mistura de farinha, fermento e castanhas, mexendo delicadamente com a espátula. Transfira a massa do brownie para a assadeira untada. 
  8. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno. Se assar demais vira bolo, e não brownie - a aparência deve ser a de um bolo ligeiramente cru. Deixe esfriar e sirva com merengue ou creme batido.

 

Dica

Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 160ºC (temperatura baixa) por 5 minutos.

 

Sugestão de
cardápio