Imagem da receita

Bruschetta no copo

Uma saladinha bem crocante com uma combinação de sabores clássica.


AutorChef Tete Mota

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 fatias de pão de fôrma integral
  • 12 azeitonas pretas sem caroço
  • 4 ramos de manjericão fresco
  • 2 tomates maduros (bem vermelhos)
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve as fatias de pão ao congelador por 20 minutos. Semi-congelado ele não irá desmanchar na hora de cortar. 
  2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). 
  3. Para fazer os croûtons, corte as fatias de pão em cubos bem pequenos. Transfira os cubinhos para uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar. Chacoalhe a assadeira pelo menos uma vez para os croûtons assarem por igual. 
  4. Corte as azeitonas em tiras finas. 
  5. Sob água corrente, lave os raminhos de manjericão. Retire as folhas e descarte os caules. Reserve 4 folhas e rasgue com as mãos as folhas restantes. 
  6. Retire a pele dos tomates. Para isso, leve uma panela com água ao fogo alto e prepare uma tigela com água e gelo. Com uma faca, corte um X na base de cada tomate. Coloque os tomates na panela com água fervendo por 10 segundos. Em seguida, transfira para a tigela com água e gelo. A partir do X, retire a pele dos tomates como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. 
  7. Corte o tomate na metade e retire as sementes. Com a palma da mão, aperte cada metade contra uma superfície de trabalho. O objetivo é transformar as metades em discos, assim, fica mais fácil de cortar cubinhos bem pequenos e uniformes. Corte os discos em tiras e as tiras em cubinhos. 
  8. Numa tigela, misture os cubinhos de tomate, a azeitona fatiada, o manjericão rasgado, os croûtons e regue com azeite. Como a azeitona costuma ser bem salgada, prove antes de temperar com sal e pimenta-do-reino. 
  9. Distribua esta bruschetta desconstruída em 4 copos. Decore com folhinhas de manjericão.