Imagem da receita

Calda de caramelo com leite

A calda de caramelo vai no topo de sorvetes, tortas doces, bolos. Muda a cara e o gosto (pra melhor!) de uma sobremesa sabe? Bom pra fazer bonito com os convidados.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

1. Numa jarra de vidro, coloque o leite e leve para rodar no micro-ondas por cerca de 1 minuto até aquecer - o leite deve estar quente ao ser misturado com o caramelo. Reserve.

2. Numa panela média, coloque o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe derreter até formar um caramelo dourado e liso - mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar.

3. Desligue o fogo e adicione a manteiga. Mexa bem com a espátula até derreter. Acrescente o leite quente em fio, mexendo com a espátula, até formar uma calda - cuidado: o leite pode borbulhar. Se o caramelo endurecer, volte a frigideira ao fogo baixo e mexa até dissolver.


4. Transfira a calda para um molheira e sirva a seguir com sorvetes, tortas e frutas. Esta calda dura até 15 dias na geladeira, armazenada num pote com fechamento hermético, na hora de usar basta aquecer no micro-ondas.

 

 

 

Sugestão de
cardápio