Imagem da receita

Caramelo toffee

Caramelo toffee - mas pode chamar de cereja do bolo. Ele vai no topo de sorvetes, tortas doces, bolos. Muda a cara e o gosto (pra melhor!) de uma sobremesa sabe? Bom pra fazer bonito com os convidados.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

1. Numa panela pequena, aqueça o creme de leite em fogo médio. Quando começar a ferver, desligue o fogo.

2. Coloque o açúcar numa panela funda e leve ao fogo médio até derreter completamente e formar um caramelo uniforme - para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando com uma espátula de silicone.

3. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, adicione a manteiga e mexa vigorosamente com um batedor de arame até derreter e formar uma mistura lisa.

4. Acrescente o creme de leite aos poucos, mexendo sempre até formar uma calda. Cuidado: se a panela estiver muito quente, o creme de leite pode borbulhar.

5. Volte a mistura ao fogo médio e cozinhe por apenas 2 minutos, sem parar de mexer - a calda vai terminar de engrossar quando esfriar.

6. Transfira para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente. Sirva com sorvetes, bolos e tortas. Conserve em geladeira, num pote com fechamento hermético, e aqueça no micro-ondas quando for usar.

Sugestão de
cardápio