Imagem da receita

Carne louca acebolada

Uma receita de carne louca para chamar de sua, para ter sempre na manga, para resolver qualquer encontro informal com os amigos em casa. Pode servir fria, e, melhor ainda, preparar na véspera! Quanto mais tempo curtindo no molho, melhor.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 1 kg de lagarto em peça
  • 3 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • ⅔ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 3 xícaras (chá) de água quente
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de salsinha a gosto para servir
  • folhas de hortelã a gosto para servir
  • folhas de coentro a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos antes de começar o preparo – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela.
  2. Com a faca, corte bem rente a carne, mantendo o formato da peça para descartar qualquer excesso de gordura. Tempere o lagarto com sal e pimenta a gosto. Com a lateral da faca amasse e descasque o dente de alho.
  3. Leve a panela de pressão, sem a tampa, ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, coloque a carne e deixe dourar bem de todos os lados – vire a peça com uma pinça apenas quando estiver dourada, evite mexer em excesso para não perder os líquidos.
  4. Regue aos poucos com água quente, raspando os queimadinhos do fundo da panela – eles dão sabor ao caldo. Atenção: algumas peças de lagarto são mais finas e longas que outras, acrescente água até cobrir metade da peça de carne. Junte as folhas de louro, o alho, ⅓ de xícara (chá) do vinagre e ½ colher (sopa) de sal. Misture bem, tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos.
  5. Enquanto isso, descasque e corte as cebolas em meias-luas finas. Transfira para uma tigela e tempere com o orégano e pimenta a gosto. Reserve.
  6. Passado o tempo da carne, desligue o fogo e deixe todo o vapor sair e espere a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Transfira a carne para a tábua, embale bem justinho com filme e leve para a geladeira por 1 hora – assim a peça mantém o formato enquanto esfria e facilita na hora de cortar.
  7. Regue a cebola com 3 xícaras (chá) do caldo, ainda quente, que se formou na panela e misture o restante do vinagre. Deixe curar em temperatura ambiente enquanto a carne esfria.
  8. Desembale e, com uma faca bem afiada, corte a carne em fatias bem finas – evite serrilhar o corte para a carne não desmanchar. Disponha as fatias num refratário, cubra com as cebolas curtidas e regue com o caldo. Deixe a carne absorver os sabores do molho por 30 minutos. Na hora de servir, regue com azeite e sirva com bastante folhas de ervas frescas.

Planejamento


Se preferir, prepare a carne com antecedência e deixe já fatiada com as cebolas e o caldo na geladeira por até 2 dias antes de servir. Quanto mais tempo a carne ficar no caldo, mais gostosa fica.

Sugestão de
cardápio