Imagem da receita

Carne-seca acebolada

Receita imbatível. É uma ótima pedida, seja para uma refeição do dia a dia ou como petisco, acompanhado daquela cervejinha gelada, no final de semana.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 500 g de carne-seca
  • 1 cebola grande
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

1. Corte a carne-seca em cubos de 7 cm - este tamanho é ideal para dessalgar a carne, sem tirar completamente o sal, e também desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave bem em água corrente.

2. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 24 horas.

3. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela).

4. Despreze a água do cozimento e repita novamente o passo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por 20 minutos. Depois que toda a pressão da panela sair, abra e verifique. Se a carne não estiver macia deixe cozinhar por mais 5 minutos.

5. Retire os cubos de carne da panela, transfira para uma travessa e desfie com dois garfos (se preferir, coloque os pedaços numa batedeira e bata em velocidade baixa até desfiar). Descarte a gordura.

6. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente, junte 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola por 2 minutos ou até começar a dourar.

7. Adicione o azeite restante, junte a carne-seca e mexa com uma espátula, por 3 minutos, apenas para aquecer. Desligue o fogo, prove e, se necessário, tempere com sal a gosto. Sirva a seguir.