Imagem da receita

Carpaccio de berinjela

Com este prato, os vegetarianos também podem comer carpaccio!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 2 tomates
  • ½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
  • azeite a gosto
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras
  • caldo de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Comece pelando os tomates. Para tirar a pele deles, corte um X na base de cada um, coloque numa panela com água fervendo, até a pele começar a enrugar; retire e mergulhe numa tigela com gelo para dar um choque térmico e cessar o cozimento; a partir do X, retire a pele, como se fossem quatro folhas. Corte os tomates na metade, horizontalmente, e retire as sementes (não enxague o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor). Apóie as metades numa tabua, aperte com a palma da mão, e corte as metades planas em cubinhos. (Lendo, o método pode parecer trabalhoso, mas é bem simples de ser feito.) 
  2. Corte as berinjelas em rodelas muito finas (se quiser utilize um cortador de frios). Lave as folhas de manjericão e deixe escorrer para que fiquem sequinhas. Reserve. 
  3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo. Quando estiver quente, espalhe um pouquinho de azeite com um pincel e coloque fatias de berinjela, uma ao lado da outra, até completar o fundo da frigideira. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe dourar por 2 minutos. Vire e deixe dourar o outro lado. Transfira para um prato. Repita o procedimento com todas as outras rodelas. 
  4. Distribua as rodelas de berinjela em dois pratos, formando uma escama. Por cima, coloque o tomate picado, as alcaparras e as folhas de manjericão. Regue com o azeite de oliva, com o suco de limão e sirva a seguir, em temperatura ambiente.