Imagem da receita

Carré de cordeiro com purê de abóbora

Jantar incrível para ocasião especial e que fica pronto em menos de uma hora? Achou! Fica saboroso, fica elegante. Sob medida para uma noite fria ou um almoço tardio de outono.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções

PARA O CARRÉ

Ingredientes

  • 1 carré de cordeiro (frenched rack) com 8 ossinhos (cerca de 400g)
  • 2 ramos de alecrim picado fino
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Tempere generosamente toda a peça com sal, pimenta-do-reino, azeite e o alecrim – esfregue com as mãos para espalhar bem. Transfira para uma assadeira grande e rasa e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, prepare o purê de abóbora.
  3. Passados os 30 minutos, espete a ponta de uma faca na parte mais grossa da carne: ela deve estar úmida, com o líquido ainda rosado. Aumente a temperatura do forno para máxima e deixe o carré dourar por apenas 10 minutos (se seu forno tiver a opção grill, melhor ainda, mas tome cuidado para não ressecar a carne – verifique de 5 em 5 minutos).
  4. Retire o carré do forno e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por 10 minutos antes de cortar – nesse período os sucos vão se redistribuir, deixando a carne mais suculenta. Corte o carré a cada dois ossinhos e sirva a seguir com o purê de abóbora.

PARA O PURÊ

Ingredientes

  • ½ abóbora japonesa
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços médios. Transfira para uma panela cubra com água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos após a fervura, até ficar macia.
  2. Escorra a água e volte a abóbora cozida para a panela. Bata bem os pedaços de abóbora ainda quentes com o mixer até ficar liso (se preferir, passe pelo espremedor de batatas). Junte a manteiga e misture bem com a espátula – o calor do purê vai derreter a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto.