Imagem da receita

Cebolas pérolas assadas

Quando a gente pensa em receber, cebola não é uma opção. Mas esta é! Pequenina, a cebola-pérola é delicada, e ainda fica adocicada quando sai do forno. Delícia!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 2 kg de cebolas pérola
  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cubos de gelo

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

2. Leve ao fogo alto uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso, corte e descarte a ponta de cada cebola (lado oposto à raiz). Prepare uma tigela grande com água e cubos de gelo.

3. Assim que a água ferver, mergulhe as cebolas e deixe cozinhar por apenas 3 minutos. Com uma escumadeira, transfira as cebolas para a tigela com água gelada e deixe por 2 minutos - o choque térmico cessa o cozimento e solta a casca das cebolas.

4. Para descascar e manter as cebolas inteiras: segure e aperte delicadamente cada cebola, próximo a raiz - a casca deve sair facilmente. Transfira as cebolas descascadas para uma assadeira grande.

5. Regue as cebolas com o azeite e tempere com sal e pimenta. Cubra a assadeira com papel-alumínio, leve ao forno e deixe assar por 35 minutos. Depois desse tempo, retire o papel-alumínio, vire as cebolas com uma espátula e deixe assar por mais 15 minutos, ou até dourar.

6. Retire a assadeira do forno e transfira as cebolas para uma travessa. Sirva a seguir como acompanhamento de carnes ou aves.