Imagem da receita

Cheesecake com calda de damasco

Cheesecake ou torta de ricota? O que interessa mesmo é que o recheio cremoso combinado com o azedinho da calda de damasco é casamento dos bons. Vai levar pra festa? Transporte a torta na fôrma e a calda num pote com tampa. Depois, junte os dois e aguarde os elogios.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture as farinhas com o açúcar e o sal. Acrescente os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Abra um buraco no centro, junte ovo, a água e amasse até ficar liso – não trabalhe demais a massa para que não forme glúten.
  2. Modele a massa numa bola e achate formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos (se preferir, prepare a massa no dia anterior). Enquanto isso, prepare a geleia de damasco.
  3. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Polvilhe a bancada com farinha e, com o rolo, abra a massa num círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma – durante o processo, polvilhe farinha de trigo sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.
  4. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para uma fôrma redonda de 22 cm de diâmetro e fundo removível. Com as pontas dos dedos, pressione a massa para fixar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ficar com 4 cm para suportar o recheio.
  5. Corte um círculo de papel-manteiga, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – isso evita que a massa infla e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos até as bordas começarem a dourar e o fundo ficar pré-assado. Enquanto isso, prepare o recheio.

Para o recheio

Ingredientes

  • 1 ricota (cerca de 500 g)
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • raspas de 1 laranja
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para assar a torta.
  2. No processador de alimentos, coloque a ricota em pedaços, o açúcar e bata por 2 minutos até a ricota desmanchar e formar um creme. Junte a manteiga e bata bem para incorporar.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o processador – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata por mais 1 minuto para incorporar, se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula. Junte o leite, as raspas de laranja, o extrato de baunilha e bata novamente. Por último, acrescente a farinha de trigo e bata até formar um creme liso.
  4. Assim que estiver pré-assada, retire a base da torta do forno e, com cuidado, remova o papel manteiga com os feijões. Mantenha o forno aquecido a 180 °C.
  5. Preencha a massa com o recheio e nivele com a espátula. Coloque uma assadeira na grade de baixo do forno e preencha com a água fervente – a umidade do vapor da água evita que o recheio resseque e rache ao assar. Na grade de cima, coloque a torta e deixe assar por cerca de 40 minutos, até o recheio firmar.
  6. Retire a torta do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir ou levar para a geladeira. Assim que estiver fria, transfira a torta para um prato de servir e cubra com a geleia de damasco.

Para a calda de damasco

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de damasco seco
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 canela em rama

Modo de preparo

  1. Pique os damascos em cubos pequenos e transfira para uma panela pequena. Misture o caldo de laranja, a água, a canela em rama e leve ao fogo médio.
  2. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta, por cerca de 30 minutos até formar uma calda rústica – mexa de vez em quando, pressionando os damascos com as costas da colher para desmanchar.
  3. Desligue o fogo e amasse um pouco mais os damascos ainda quentes – se preferir uma calda mais lisa, bata com o mixer. Transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de cobrir a torta.

Dica de planejamento

Se preferir, prepare a massa e a geleia num dia e, no dia seguinte, pré-asse a massa e prepare o recheio.

Quer adiantar o preparo?

Essa torta não pode ser congelada inteira, a ricota absorve muita água ao ser congelada, mas a massa pode ser congelada. Depois de preparar, modele uma bola e achate (assim descongela mais rapidamente e fica mais fácil na hora de abrir), envolva com filme e leve ao congelador. A massa tem validade de 3 meses congelada. Se preferir, prepare, embale e mantenha na geladeira por até 3 dias.