Imagem da receita

Chips de banana-da-terra

Crocantes e levemente adocicados, os chips de banana desta receita têm um toque refrescante de raspas de limão e uma surpresinha final, trazida pelo cominho. Vão bem como aperitivo, claro, mas também fazem bonito como acompanhamento, lanchinho ou até como acessório culinário. Fáceis, fáceis, só guardam um segredo: para que fiquem perfeitos, a banana ainda precisa estar verde.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 3 bananas-da-terra verdes
  • raspas de 1 limão
  • cominho em pó a gosto
  • sal a gosto
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Corte as bananas ao meio, no sentido da largura — assim elas ficam menores, mais fáceis para descascar e passar pelo fatiador de legumes. Faça um corte longitudinal na casca e puxe com a faca para descascar cada pedaço de banana — a casca da banana-da-terra verde é mais grudada na polpa.
  2. Leve uma panela média de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Atenção: o óleo não pode estar muito quente, caso contrário, em vez de ficarem crocantes e sequinhas, as bananas podem queimar. Se tiver um termômetro culinário, considere a temperatura de cerca de 160 ºC. Forre uma travessa grande (ou assadeira) com papel-toalha. 
  3. Posicione o fatiador de legumes (ou mandolim) sobre a panela (mas sem encostar!) e fatie as bananas, no sentido do comprimento, aos poucos — assim elas caem diretamente no óleo quente. Cuidado para não colocar muitas fatias de uma só vez e correr o risco de elas grudarem umas nas outras. Deixe uma porção de banana fritar por cerca de 2 minutos, mexendo com a escumadeira para fritar de maneira uniforme. Atenção para o ponto, é jogo rápido: o óleo para de espumar, as bananas mudam de cor, ganhando um tom amarelo mais vivo, e ficam crocantes.
  4. Transfira os chips de banana para a travessa forrada com papel-toalha e repita o processo com o restante da fruta.
  5. Tempere os chips de banana com cominho, sal e as raspas de limão. Sirva a seguir. 

BANANA CHIPS A TODA HORA

Os chips de banana (já frios e temperados com sal) podem ser armazenados num pote com fechamento hermético (ou em saquinhos bem fechados) por até 20 dias em temperatura ambiente. Olha que ideia boa para o lanche!


NÃO ENCONTROU BANANA-DA-TERRA?

Você pode preparar os chips de banana com banana-nanica; eles ficam com um tom amarelo mais clarinho, mas igualmente saborosos. Mas atenção: a fruta deve estar BEM verde mesmo, do contrário as fatias não ficam crocantes.


OUTROS FORMATOS

Você pode fritar as bananas em outros formatos, como rodelas finas ou fatias finas na diagonal. A dica é: quanto mais fina a espessura do corte melhor!