Imagem da receita

Conserva de limão-siciliano

Esta jóia culinária vem do Marrocos e dá um brilho em preparos como carnes, peixes, frangos e legumes. No ensopado de cordeiro fica espetacular! Ela leva duas semanas para ficar pronta e, cá entre nós, a espera vale a pena!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve1 pote de 700g


Ingredientes

  • 6 limões sicilianos
  • 6 colheres (sopa) de sal

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes lave bem a casca dos limões sob água corrente. Descarte os cabinhos e corte 3 limões ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em quatro gomos, também no sentido do comprimento – cada limão deve totalizar 8 gomos. Com a ponta da faca, descarte os caroços de cada gomo.
  2. Num pote com fechamento hermético, de boca larga e esterilizado, coloque os gomos de limão formando camadas e intercalando com o sal. 
  3. Esprema o caldo dos limões restantes e transfira para o pote, passando por uma peneira. Com uma colher, pressione delicadamente os limões dentro do pote – assim eles se acomodam melhor, liberam um pouco do próprio caldo e ficam imersos no caldo de limão.
  4. Feche o pote e vire-o de cabeça pra baixo algumas vezes para dissolver o sal no caldo de limão. Atenção: o pote deve estar bem vedado. Mantenha o pote fechado em temperatura ambiente, de preferência longe do sol e repita este procedimento a cada dois dias, durante duas semanas no mínimo.
  5. Após duas semanas, os limões estarão macios e o caldo da conserva ficará mais espesso e levemente opaco. Depois de pronta, mantenha a conserva na geladeira por até 3 meses – ela fica ainda melhor conforme o tempo passa. 

 

Para usar a conserva

Com um garfo limpo, retire um gomo de limão do pote. Com a faca, descarte a parte branca do gomo e corte a casca em tiras finas e use em receitas. Funciona superbem em cozidos, para temperar saladas, em receitas com peixes, aves ou cordeiro. 

Lembre-se que os limões estão conservados em caldo de limão e sal, portanto ao utilizar no início da receita vá temperando aos poucos com sal. No caso de finalização, ou no uso em saladas, passe o gomo de limão sob água corrente para retirar o excesso de sal. 

Na sopa de lentilha: em vez de usar o caldo de limão, corte a casca do limão em tirinhas, misture à sopa e deixe cozinhar nos 5 minutos finais. 


No cordeiro marroquino: Corte a casca do limão em pedaços e cozinhe junto com a carne.


No ensopado de músculo com limão: Corte a casca do limão em pedaços maiores e leve para cozinhar com a carne na panela de pressão (assim ela passa sabor ao ensopado durante o cozimento) 


No peixe no papilote: em vez de usar rodelas de limão siciliano, coloque a casca de 1 gomo em cada papilote. 


Na salada de grão de bico com cebola e cenoura assadas: misture tiras da casca de limão aos legumes assados ainda quentes antes de servir. 

Na galinhada: experimente colocar tiras da casca de limão para cozinhar junto com o arroz e o frango. 


No happy hour: sirva o homus salpicado com tirinhas bem finas da casca de limão (nesse caso, lembre-se de lavar a casca antes para tirar o excesso de sal).  

Compre o que você precisa

Loja Panelinha