Imagem da receita

Conserva de pepino

Uma ótima opção para sempre ter na geladeira, conservas são super versáteis e duram bastante tempo. A de pepino vai bem com hambúrguer, na salada e até como aperitivo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções


Ingredientes

  • 2 pepinos japoneses
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • ¾ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos pepinos sob água corrente. Corte cada um em rodelas bem finas (se preferir, utilize um fatiador de legumes). Lave e fatie a pimenta dedo-de-moça em rodelas finas. Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho.
  2. Numa panela média, misture o vinagre com o açúcar e o sal. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e o açúcar dissolver. Desligue o fogo, acrescente o pepino, o gengibre, a pimenta e o alho. Misture bem para envolver os ingredientes com o líquido da conserva.
  3. Transfira a conserva para um pote de vidro esterilizado e deixe esfriar. Tampe e leve à geladeira por pelo menos 12 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).


OBS: você pode manter a conserva de pepino por até 1 semana na geladeira, armazenada num pote com fechamento hermético.

Dica

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou geléias caseiras.

Para esterilizar: leve uma panela grande com água para ferver; mergulhe os vidros abertos e as tampas. Deixe ferver por no mínimo 15 minutos. Com uma pinça de cozinha, transfira os vidros e tampas da água para secar sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque sobre uma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Deixe esfriar completamente antes de usar.

Sugestão de
cardápio