Imagem da receita

Couve refogada

Nada melhor do que uma couve cortada em tiras bem fininhas e refogada com bacon para acompanhar o arroz e feijão do dia a dia ou a feijoada no fim de semana!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 maço de couve
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, seque e descarte o talo central das folhas de couve. Na tábua, empilhe 3 folhas por vez, enrole formando um charutinho e corte em fatias bem finas. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque o dente de alho.
  2. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  3. Coloque a couve fatiada na frigideira, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até começar a murchar – é jogo rápido mesmo, se cozinhar demais pode ficar amarga.
  4. Transfira a couve refogada para uma tigela, descarte o dente de alho e sirva a seguir.

 

para variar o sabor

Se preferir um sabor mais intenso, pique fino o dente de alho – assim ele transfere mais sabor à couve. Você pode adicionar também ½ cebola picada fino ou até cubos de bacon, cerca de 50g é suficiente para 1 maço.

para acompanhar a feijoada

Em dia de feijoada não pode faltar couve! O truque para preparar grandes quantidades é refogar em etapas, regando a frigideira com azeite a cada leva. Utilize os dentes de alho inteiros, só para perfumar (assim você não corre o risco de ficar um pedacinho na panela queimando e amargando sua couve). 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio