Imagem da receita

Couve refogada com bacon e uva-passa

Couve em tiras refogada é tão Brasil. Por ser amarga e ficar bem úmida com esse tipo de cozimento, é um dos grandes acompanhamentos para carnes mais gordurosas, como a de porco. Nesta receita, acrescentei uvas-passas brancas, que dão um contraponto adocicado.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 maço de couve
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos (cerca de 70 g)
  • ¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • caldo de ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Numa tigela pequena coloque as uvas-passas, regue com o caldo de limão e deixe hidratar enquanto corta a couve.

2. Lave e seque as folhas de couve. Faça um corte em "V" rente à base do talo de cada folha e descarte os talos. Na tábua, disponha cerca de 4 folhas, uma sobre a outra, e enrole formando um charutinho. Corte em fatias finas de cerca de 0,5 cm e repita com o restante das folhas.

3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer coloque o bacon e deixe dourar, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos - o bacon vai soltar gordura suficiente para refogar a couve, não precisa usar azeite.

4. Junte a couve fatiada, as uvas-passas (com o caldo de limão) e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Refogue por apenas 2 minutos até começar a murchar - se a couve cozinhar demais pode ficar amarga. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Veja este e mais preparos com couve