Imagem da receita

Crema catalana com coco

Nesta versão da chef Clo Dimet, a tradicional sobremesa espanhola ganha o toque tropical do leite de coco.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções

Para o creme

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 9 gemas
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 2 xícaras (chá) de leite de coco

Modo de preparo

1. Na batedeira, coloque o açúcar e as gemas e bata em velocidade alta até obter um creme branco e fofo. Retire a tigela da batedeira.

2. Misture a amido de milho ao leite de coco e junte ao creme de gemas. Adicione o creme de leite e misture novamente até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para uma panela.

3. Leve o creme para cozinhar em banho-maria. Para fazer o banho-maria, coloque a panela com o creme sobre uma panelinha com água fervente. Deixe cozinhar em fogo baixo, com as panelas encaixadas, mexendo o creme sem parar com um batedor de arame. Uma vez no fogo, não pare de mexer o creme.

4. Quando engrossar, tire a panela do banho-maria e distribua o creme em tigelas de louça individuais. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

5. Antes de servir, polvilhe um pouco de açúcar sobre o creme.

6. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!

7. Encoste as costas da colher na superfície do creme para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar. Um maçarico de cozinha também pode ser usado para queimar o açúcar. Sirva imediatamente.

Dica

As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.

Para o leite de coco

Ingredientes

  • 200 g de coco fresco ralado
  • 2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Numa panela, coloque a água e o coco fresco. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Desligue o fogo. Quando esfriar, coe o leite com um pano de cozinha limpo. À medida que o coco for ficando no pano, vá torcendo este com as mãos, para que o sabor fique mais concentrado.
Sugestão de
cardápio