Imagem da receita

Creme batido

Uma colherada de creme de leite no café, na torta, na sopa, nas frutas. Diferente do chantilly, ele não leva açúcar. E fica leve, leve. Aqui, o segredo não está nos ingredientes, mas na técnica.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 ¾ xícara (chá)


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado

Modo de preparo

Confira o especial de receitas Natal Panelinha 2018

 

  1. Coloque o creme de leite gelado numa tigela grande de borda alta – quanto maior for a sua tigela, mais fácil de bater. É importante que ela tenha borda alta porque no início do preparo o creme de leite pode espirrar.
  2. Bata o creme com o batedor de arame por cerca de 5 minutos até firmar – o creme de leite vai começar a espessar até ficar marcado pelo batedor. Cuidado com o ponto: se bater demais, vira manteiga. Sirva a seguir.

 

DICA DE OURO

Quanto mais gelado o creme de leite estiver, mais fácil na hora de bater. Se preferir, deixe por até 10 minutos no congelador antes de bater.


APLIQUE A TÉCNICA

Aqui o que vale é a técnica culinária. Pode usar para  ½ xícara, 500 ml, ou até para aquele restinho de creme de leite que está sobrando na geladeira. Se for preparar quantidades maiores, vale usar batedeira ou mixer com batedor de claras acoplado.


MAIS UMA CAMADA DE SABOR


Se quiser, adicione canela, cardamomo moído ou até gengibre em pó ao creme de leite antes de bater.

 

Presentão de Natal: livro ou louça?

O creme batido está servido na cumbuca canela que faz parte do Trio de Cumbucas do Acervo Panelinha

Sugestão de
cardápio