Imagem da receita

Creme pâtissière de chocolate

Também conhecido como creme de confeiteiro, esse receita tem mil-e-uma-utilidades na confeitaria. Vai na éclair, na torta de morango, em recheios de bolos e de pães.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve740 g


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 gemas
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de amido de milho
  • 1 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de chocolate amargo picado

Modo de preparo

1. Numa tigela coloque as gemas, metade do açúcar e mexa com um batedor de arame até formar um creme claro e homogêneo. Adicione o amido de milho e bata apenas para misturar.

2. Numa panela média, junte o leite com a outra metade do açúcar, misture e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver abaixe o fogo.

3. Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente na mistura de gemas, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem.

4. Transfira a mistura para a panela, em fogo baixo, e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o chocolate picado e mexa bem até todo o chocolate se misturar ao creme. Adicione a manteiga e misture até derreter.

5. Transfira o creme ainda quente para uma assadeira, espalhe e cubra com filme, encostando no creme - isso evita que uma película grossa se forme na superfície. Leve para esfriar na geladeira por no mínimo 1 hora (ou prepare no dia anterior ao que for usar).

6. Na hora de usar, coloque o creme na tigela da batedeira e bata com o globo até ficar liso e cremoso, por cerca de 5 minutos. Utilize o creme para rechear bolos, éclairs e docinhos.
Sugestão de
cardápio