Imagem da receita

Crocante de parmesão

Salgadinhos e intensos, esses crocantes de queijo transformam qualquer sopa, salada ou macarrão num prato especial. Dá até para virar petisco de última hora.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo

  1. Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo médio (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Polvilhe ½ xícara (chá) do queijo parmesão ralado até cobrir todo o fundo da frigideira, formando uma camada uniforme. Acerte as bordas com uma espátula de silicone e deixe derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai derreter, borbulhar e formar uma placa única.
  2. Vire a placa de uma só vez sobre um prato e deixe esfriar – ela endurece e fica crocante depois de fria. Retire a frigideira do fogo, espalhe o restante do queijo e prepare outra placa de parmesão – atenção, a segunda leva fica pronta em menos tempo porque a frigideira já está quente.
  3. Quebre a placa de parmesão em pedaços pequenos ou médios e sirva com sopas, saladas ou para finalizar risotos e massas.

PRA VARIAR

Se quiser dar um sabor a mais aos crocantes, experimente misturar ao queijo ralado alecrim picado, tomilho, pimenta calabresa seca, gergelim torrado ou páprica.