Imagem da receita

Croissant de queijo

O croissant exige algumas horas de dedicação, afinal fazer massa folhada é para os PHD's da cozinha. Mas o resultado é incrível e vale a pena!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve20 unidades

para a massa

Ingredientes

  • 750 ml de leite
  • 70 g de fermento biológico fresco
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de manteiga
  • 10 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

1. Num recipiente bem grande, coloque o sal e sobre ele acrescente a farinha de trigo e o açúcar. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma farofa.

2. Junte o fermento, esfarelado, diretamente sobre a massa ou, se preferir, dissolva-o no leite. Atenção: o leite não deve ser aquecido.

3. Acrescente o leite aos poucos na massa e aperte bem com as mãos. Trabalhe a massa até que se desprenda totalmente das mãos, ou seja, até ficar lisa e uniforme.

4. Coloque a massa sobre uma assadeira grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto a massa descansa, comece a preparar a base de manteiga.

para a base de manteiga

Ingredientes

  • 3 ½ xícaras (chá) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

1. Misture a manteiga com a farinha de trigo até formar um creme liso.

2. Forre uma assadeira pequena com filme plástico. Acrescente o creme de manteiga sobre o filme, dentro da assadeira, e espalhe com uma colher. Cubra o bloco de manteiga com filme plástico e leve à geladeira. Deixe até que a manteiga fique dura.

para o recheio e montagem

Ingredientes

  • 400 g de muçarela em fatias
  • 1 gema
  • 1 colher (sopa) de leite

Modo de preparo

1. Retire a massa da geladeira e retire o filme plástico. Polvilhe uma superfície limpa e lisa com farinha de trigo.

2. Abra a massa com um rolo. Atenção: a massa deve ficar na forma de um retângulo que deve ser ⅓ maior que o tamanho do creme de manteiga!

3. Retire o creme de manteiga da geladeira, que deve ser firme, despreze o filme plástico, e coloque-o sobre a massa. O bloco de manteiga deverá ser colocado a partir de uma das extremidades da massa, ou seja, ele deverá ocupar ⅔ da massa.

4. Puxe a parte da massa que não foi coberta com a manteiga e leve-a até a metade do bloco de manteiga. A massa deverá ficar por cima da manteiga. Agora puxe a extremidade de massa, que possui manteiga e coloque-a sobre a massa que foi puxada anteriormente. Dessa forma a massa deverá ficar na forma de um envelope e com ⅓ do tamanho original.

5. Embrulhe a massa novamente com filme plástico e leve-a a geladeira por mais 30 minutos. Após os 30 minutos retire a massa da geladeira, retire o filme plástico, polvilhe a superfície com farinha de trigo e abra a massa com um rolo novamente no tamanho do retângulo original.

6. Repita o procedimento acima, ou seja pegue uma das extremidades da massa e leve-a até a metade da massa. Pegue a outra ponta da massa e coloque-a sobre a massa que foi levada até o meio. Ou seja a massa deverá ficar novamente na forma de um envelope e com ⅓ do tamanho original.

7. Embrulhe a massa novamente e leve-a a geladeira. Deixe-a por 30 minutos e repita todo o procedimento anterior por mais 3 vezes. No total, a massa deverá ter 5 dobras.

8. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

9. Depois das 5 dobras, corte um pedaço do envelope com cerca de 15 cm de comprimento.

10. Abra o pedaço de massa, com um rolo, deixando-a fina (cerca de 0,5 cm de espessura). A massa deverá ter cerca de (60X15cm). Corte cerca de 6 triângulos com base de cerca de 10 cm e altura de cerca de 15 cm.

11. Coloque uma fatia de queijo sobre cada triângulo. Coloque as fatias mais próximas à base do triângulo. A partir da base, comece a enrolar os croissant. Segure as pontas do croissant e force-as levemente para que fiquem com forma de arco.

12. Se quiser fazer mais croissants repita o procedimento a partir do passo nº 9.

13. Distribuas os croissants sobre uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo. Deixe uma distância entre os croissants. 

14. Num recipiente, coloque a gema e o leite. Misture bem e espalhe a mistura sobre a superfície dos croissants com um pincel. Deixe os croissants crescerem por cerca de 10 minutos antes de levá-los ao forno. 

15. Leve os croissants ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire os croissants do forno e sirva a seguir.

Sugestão de
cardápio