Imagem da receita

Crostata de goiabada

Conhecida como crostata, esta torta é garantia de sucesso e par perfeito para um cafezinho. Uma pitada? Sirva acompanhada de creme batido. Delícia!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

Para o recheio

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de goiabada cascão em pasta (cerca de 350 g)
  • 1 colher (sopa) de licor de laranja

Modo de preparo

Numa tigela, coloque a goiabada, o licor e misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Reserve.

Para a massa

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.
  2. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar.
  3. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma canelada com fundo falso e 28 cm de diâmetro.
  4. Com uma espátula (ou faca), corte ⅓ da massa e reserve - ela vai ser usada para fazer a decoração. Polvilhe farinha de trigo sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra o restante da massa num círculo 2 cm maior que o diâmetro da fôrma - polvilhe farinha sob e sobre a massa durante o processo para não grudar na bancada ou no rolo.
  5. Enrole a massa no rolo de macarrão e transfira para a fôrma. Com a ponta dos dedos, pressione delicadamente para forrar o fundo e as laterais da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa - junte as aparas à massa reservada.
  6. Com uma colher, espalhe todo o recheio de goiabada sobre o fundo da torta - a camada de recheio fica fininha mesmo.
  7. Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e abra o restante da massa formando um retângulo. Com uma faca (ou carretilha) corte 14 tiras de cerca de 1 cm de largura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta.
  8. Faça a treliça sobre a torta: disponha 7 tiras na horizontal, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante 4 tiras intercaladas até a metade da torta e acrescente uma nova tira na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 4 tiras e comece a tecer.
  9. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. A torta de goiabada fica uma delícia servida com creme de leite fresco batido.

Quer adiantar o preparo?

Essa torta não pode ser congelada inteira, mas a massa pode ser congelada. Depois de preparar, modele uma bola e achate (assim descongela mais rapidamente e fica mais fácil na hora de abrir), envolva com filme e leve ao congelador. A massa tem validade de 3 meses congelada. Se preferir, prepare, embale e mantenha na geladeira por até 3 dias.