Imagem da receita

Croutons de polenta

Atenção: esses cubinhos crocantes são altamente viciantes. Sério, a equipe do Panelinha teve que ir para a reabilitação depois da temporada de testes. Eles servem de lanche, dão um cróc à salada ou à sopa, fazem bonito no pê-efe, na lancheira das crianças...


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve4 porções


Ingredientes

Modo de preparo

  1. Unte com azeite uma assadeira de 30 cm x 20 cm (se for antiaderente, não precisa untar).
  2. Espalhe a polenta ainda quente (e mole) na assadeira, nivelando com uma espátula – a ideia é que a polenta, quando espalhada, fique com 1 cm de altura. Cubra com filme e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora até firmar (se preferir, prepare na noite anterior).
  3. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  4. Retire a polenta da geladeira e, sobre a tábua, vire a assadeira de uma só vez para desenformar. Com uma faca grande, corte a polenta em cubos de 1 cm.
  5. Unte uma assadeira grande com azeite e distribua os cubos de polenta. Regue os cubos com um fio de azeite e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até os cubinhos ficarem dourados e crocantes. Na metade do tempo, chacoalhe a assadeira para virar os cubos e eles assarem por igual.
  6. Retire do forno e sirva a seguir ou deixe esfriar completamente antes de armazenar num pote com fechamento hermético. Os croutons permanecem crocantes por até 5 dias.

ESCOLHA SEU TIPO DE POLENTA

Existem algumas maneiras de preparar polenta. A clássica, com sêmola na panela convencional; a versão a jato, na panela de pressão. Ou ainda a partir do fubá pré-cozido. Qualquer uma delas pode virar crouton. Basta espalhar a quantidade de polenta desejada numa assadeira enquanto ainda estiver mole para, depois de fria, cortar os cubinhos. Veja outras maneiras de preparar polenta:


Polenta clássica

Polenta na pressão elétrica

Polenta na pressão

Polenta com fubá pré-cozido