Imagem da receita

Crustoli

Crocante e viciante, crustoli é daquelas bobagens que viram vício. Perfeito para acompanhar a xícara de café ou mandar na lancheira. Receita tradicional italiana, do tipo cada família tem a sua. A nossa é com massa de pastel.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve56 unidades


Ingredientes

  • ½ massa de pastel caseira
  • 500 ml de óleo para fritar
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e a abra a massa de pastel bem fininha – quanto mais fina estiver a massa, mais crocante fica o crustoli.
  2. Com a carretilha, corte a massa em tiras de 4 cm X 10 cm. Para dar formato aos crustoli: com a carretilha, faça um corte de 2 cm no centro de cada tira e passe uma das pontas pelo corte como se estivesse virando do avesso – assim o crustoli fica com um nó central.
  3. Coloque o óleo numa panela funda e leve ao fogo médio. Para saber a temperatura certa para fritura: coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender está no ponto. Forre uma assadeira com papel toalha.
  4. Frite as tiras de massa em etapas: mergulhe delicadamente algumas tiras de massa no óleo quente. Mexa os crustoli delicadamente com a escumadeira para dourar por igual. Atenção: não coloque todos os crustoli de uma só vez no óleo, as tiras podem grudar umas nas outras, esfriar o óleo e ficar murchas.
  5. Com a escumadeira, transfira os crustoli fritos para a assadeira forrada com papel e repita com o restante. Coloque os crustoli fritos numa travessa, polvilhe com açúcar e canela a gosto e sirva a seguir.

Para armazenar

Deixe os crustoli esfriarem completamente antes de armazenar num pote com fechamento hermético. Eles ficam crocantes por até 1 semana.

Sugestão de
cardápio