Imagem da receita

Cuscuz marroquino com filé mignon suíno

Este prato é ótimo para servir no verão e um bom jeito de comer carne fria. O molho de geleia caseira garante um sabor agridoce ao preparo e as ervas frescas fazem a vez da salada.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 peça de filé mignon suíno (cerca de 650 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
  • 1 xícara (chá) de ervilha congelada
  • ¼ de xícara (chá) de geleia de manga e maracujá caseira
  • ⅓ de xícara (chá) de amendoim torrado sem casca e sem sal
  • ½ cebola
  • azeite a gosto
  • 1 pitada de açúcar
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 maço de coentro lavado para servir
  • 1 maço de salsinha lavado para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Com a faca, retire e descarte a fáscia e qualquer excesso de gordura da peça de filé mignon suíno. 
  2. Na tábua, tempere o filé mignon com o gengibre em pó, sal e pimenta-do-reino. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e esfregue com as mãos para temperar toda a superfície da carne. 
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o filé mignon. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 4 minutos e vire a carne com uma pinça para dourar toda a superfície por igual. Desligue o fogo e transfira o filé mignon para uma assadeira untada com azeite. 
  4. Regue a peça com mais um fio de azeite e leve ao forno para terminar de assar por cerca de 40 minutos - o filé mignon suíno deve ser servido ao ponto, espete com uma faquinha e verifique: se o líquido ainda sair com sangue deixe assar por mais alguns minutos. 
  5. Enquanto isso, descasque e pique bem fino a cebola. Volte a frigideira ao fogo médio (não precisa lavar, o queimadinho da carne da sabor à receita), regue com mais um fio de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e refogue por cerca de 10 minutos até ficar bem dourada. Regue com ⅓ de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da frigideira com a espátula para dissolver todo o queimadinho. Misture bem a geleia e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto - se quiser um molho mais fluido acrescente água aos poucos. Transfira para uma molheira e reserve.
  6. Numa tigela grande, coloque o cuscuz marroquino, as ervilhas e tempere com 1 colher (chá) de sal e 2 colheres (sopa) de azeite. Regue com 1 ½ xícara (chá) de água fervente e misture bem; tampe e deixe abafado por 5 minutos para hidratar. Solte o cuscuz com um garfo e reserve.
  7. Assim que estiver assado, retire do forno e transfira o filé mignon suíno para a tábua. Corte em cubos de cerca de 1,5 cm e misture ao cuscuz marroquino. Regue com o molho de maracujá, junte o amendoim e misture bem. Sirva a seguir com folhas de salsinha e coentro. Se preferir deixe na geladeira e sirva frio.


OBS: para montar as marmitas, coloque o cuscuz marroquino em potes de vidro e cubra com as folhas de salsinha e coentro. Feche e mantenha na geladeira até a hora de servir.

Geleia Caseira

Veja como preparar a geleia de manga e maracujá em casa