Imagem da receita

Cuscuz de milho

Clássico brasileiro, é excelente variação para o pão com manteiga. Com ovo cozido, vira café da manhã dos campeões. Também vai bem para acompanhar ensopados.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve3 pessoas


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

  1. Numa tigela misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer a farinha – a textura deve ficar como a de areia molhada, bem úmida. Deixe hidratar por 10 minutos – assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor.
  2. Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto.
  3. Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado macio ao toque.
  4. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar ou virar o cesto, puxe a haste central para desenformar cuscuz. Transfira para uma tigela e desfaça o cuscuz em pedaços com um garfo.
  5. Numa tigela pequena misture a manteiga com ¼ de xícara (chá) da água fervente da cuscuzeira. Mexa com uma colher até derreter pelo menos a metade da manteiga – ela termina de derreter com o calor do cuscuz.
  6. Regue a água com manteiga sobre o cuscuz e misture com o garfo – a água com manteiga deixa o cuscuz mais úmido e saboroso. Sirva a seguir.

Como comprar a farinha

Para não ter erro na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino. Não confunda com a farinha de milho amarela flocada (utilizada para fazer o cuscuz paulista e farofas).  

Compre o que você precisa

Loja Panelinha