Imagem da receita

Devilled eggs

Olhando de primeira, parece só um ovo cozido, mas no lugar da gema simples há, isso sim, um creme bem saboroso. O segredo é o tempero certo: maionese, mostarda e vinagre, além de páprica, são os mais comuns.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 8 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de maionese caseira
  • 1 colher (sopa) de mostarda amarela
  • 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
  • ½ colher (chá) de páprica picante
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela com água ao fogo alto. Assim que ferver, mergulhe os ovos com uma escumadeira, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 12 minutos. Se você colocar o ovo com cuidado, a casca não trinca, mas se preferir, com uma agulha faça um furinho na base do ovo e adicione caldo de limão à água (ele ajuda a manter a casca do ovo sem rachaduras).
  2. Desligue o fogo, e com a escumadeira, transfira os ovos cozidos para uma tigela com água e gelo. Deixe esfriar completamente antes de descascar.
  3. Para descascar os ovos: delicadamente, bata as pontas dos ovos na bancada. Role cada um na bancada, pressionando levemente com a palma da mão até a casca ficar toda rachada. Retire as casquinhas quebradas com cuidado para não machucar o ovo, mergulhando os ovos na tigela com água ou sob água corrente.
  4. Corte os ovos descascados ao meio, no sentido do comprimento, com cuidado para não rachar as claras. Com uma colher pequena, transfira as gemas cozidas para uma tigela e disponha as metades de claras num prato, com a parte oca virada para cima.
  5. Para fazer o recheio: no mini-processador, junte as gemas cozidas, a maionese, a mostarda, o vinagre e a páprica. Bata bem até formar uma pastinha (se preferir, amasse os ingredientes com um garfo). Prove e tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, algumas mostardas são mais salgadas que outras.
  6. Com duas colheres de chá (ou saco de confeiteiro), preencha as cavidades das claras com a pastinha de gemas e leve à geladeira até a hora de servir. Polvilhe com páprica a gosto na hora de servir.

 

 

SOBROU RECHEIO? APROVEITE

A pastinha de gemas é um patê delicioso para comer com pão. Se sobrar, aproveite.

Sugestão de
cardápio