Imagem da receita

Empadinha de frango

Empadinha de frango é uma daquelas comidas que geram paixões e análises acaloradas sobre o ponto perfeito da massa, amanteigada e quebradiça ao mesmo tempo, o nível perfeito de umidade do recheio, e claro, a azeitona, que não pode faltar. Com essa receita, você pode praticar à vontade para criar a sua empadinha perfeita!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve16 unidades

PARA O RECHEIO

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • tiras da casca de 1 limão
  • 1 folha de louro
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Corte uma cebola ao meio, descasque uma das metades e prenda a folha de louro nela, espetando com os cravos — reserve a outra metade da cebola na geladeira para uma próxima receita.
  2. Numa panela média, coloque o peito de frango, a cebola cravejada e as tiras da casca de limão. Cubra o frango com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. 
  3. Reserve ¾ de xícara (chá) do caldo de cozimento do frango. Com uma pinça, transfira o peito de frango para a tábua e, utilizando dois garfos, desfie a carne ainda quente em pedaços finos.
  4. Descasque e pique fino os dentes de alho e a cebola restante. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm.
  5. Leve uma panela grande com a manteiga ao fogo médio para derreter. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte o tomate e refogue por 3 minutos, até começar a desmanchar. Adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  6. Acrescente o frango desfiado, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto, misture bem. Regue com o caldo de frango reservado e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos ou até secar.
  7. Junte a farinha de trigo e misture bem. Regue com o leite e tempere com noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos ou até engrossar —  lembre-se que o recheio fica mais cremoso após esfriar. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. 
  8. Transfira o recheio para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de montar as empadinhas — se a massa estiver muito quente, pode umedecer e ficar encruada na hora de assar. Enquanto isso, prepare a massa.

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 300 g de manteiga gelada
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com as pontas dos dedos, misture a manteiga com a farinha, beliscando até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à farinha. Amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme. Com uma espátula de padeiro (ou faca) divida a massa: ⅔ para fazer as bases das empadas e ⅓ para a cobertura. 

OBS: Caso esteja preparando a massa com antecedência, embale com filme e leve à geladeira por até 2 dias. Retire a massa da geladeira 30 minutos antes de usar – essa massa leva bastante manteiga e por isso fica bem dura na geladeira. 

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

  • 16 azeitonas verdes sem caroço
  • 2 gemas
  • 1 colher (chá) de água

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Separe 16 forminhas médias para empada. 
  2. Corte as azeitonas em quartos – dessa forma ela fica mais distribuída nas empadas. Se você preferir, pode colocar uma azeitona inteira por empada. Numa tigela, misture as gemas com a água. Reserve.
  3. Para formar as bases das empadas: corte a porção maior da massa em 16 pedaços. Modele um pedaço numa bolinha, achate com as mãos e disponha dentro de uma forminha. Com a ponta dos dedos, aperte a massa para cobrir o fundo e a lateral da forminha. Atenção: deixe um pouco de sobra de massa para fora da borda, isso facilita na hora de fechar a tampa das empadas. Repita com o restante.
  4. Distribua o recheio de frango dentro das forminhas, cerca de 3 colheres (sopa) por empada, e disponha 4 pedaços de azeitona em cada uma.
  5. Para modelar as tampas das empadas: coloque a porção menor da massa entre dois sacos plásticos abertos – a massa da empada é bem quebradiça e pode rachar na hora de abrir. Com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar com cerca de 0,5 cm. 
  6. Com um copo (que tenha a boca um pouco maior que a forminha) corte discos da massa. Tampe uma forminha com um disco de massa e aperte bem a borda com as pontas dos dedos para fechar. Passe uma faca pequena na borda da forminha para retirar o excesso de massa – junte todas as aparas ao restante da massa para abrir mais discos e fechar todas as empadas.
  7. Transfira as forminhas para uma assadeira grande e pincele a superfície de cada empada com a mistura de gema e água – assim elas ficam bem douradas ao assar. 
  8. Leve as empadas ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos, ou até ficarem douradas. Retire do forno e espere amornar antes de desenformar. 

FORMATO EMPADÃO
Você pode fazer essa mesma receita e preparar um empadão de forno. Para isso, utilize uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro, e asse a 200 ºC por 1 hora ou até dourar.

PODE CONGELAR 
Depois de assadas, deixe as empadas esfriarem completamente. Embale bem com filme, assim as empadinhas não absorvem a umidade do congelador nem pegam gosto de outras comidas, e leve ao freezer. O descongelamento pode ser feito no micro-ondas na potência alta, por 2 minutos. Se preferir, descongele no forno. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), desembale e transfira as empadas para uma assadeira. Leve direto ao forno (ainda congeladas). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. As empadas têm validade de 3 meses congeladas.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio