Imagem da receita

Enroladinho de parmesão com azeitona

Este enroladinho feito com massa de pizza é um sucesso. Recheado de azeitona e parmesão, ele é salgadinho na medida certa e vai muito bem com salada.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos.
  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
  3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
  4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
  5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
  6. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize uma porção para preparar os enroladinhos. Embale as outras porções individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.

Para os enroladinhos

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 50 g)
  • 1 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 ramos de tomilho
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • 1 gema para pincelar
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa tábua, pique as azeitonas em cubinhos e transfira para uma peneira. Aperte com as costas de uma colher e deixe escorrer o excesso de líquido - esse caldinho da azeitona pode umedecer e encruar a massa.
  3. Polvilhe farinha de trigo sobre a bancada e abra a massa de pizza, formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm. Regue a massa com o azeite e espalhe a azeitona picada - deixe cerca de 1 cm de uma das laterais maiores sem azeitona para poder fechar o rolinho. Debulhe as folhas de tomilho sobre as azeitonas, polvilhe as raspas de limão siciliano e finalize com o queijo parmesão ralado.
  4. Faça primeiro um rolinho: enrole a massa bem apertadinho, a partir da base do retângulo (lado maior) - assim você obtém um rolo mais longo e mais fino. Ao final, com a ponta dos dedos, aperte bem a borda (sem recheio) para selar - isso evita que os enroladinhos abram na hora de assar. Acomode a emenda para baixo e, com uma faca (ou espátula) divida o rolo em 8 porções.
  5. Transfira para uma assadeira antiaderente grande (se preferir, unte uma assadeira com azeite). Com uma faquinha afiada faça um corte diagonal na superfície de cada enroladinho - assim a massa cresce e assa de maneira uniforme.
  6. Numa tigela, misture a gema de ovo com 1 colher (chá) de água. Pincele essa misturinha sobre os enroladinhos e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 40 minutos até dourar. Sirva a seguir.