Imagem da receita

Enrolado de frango com azeitona e queijo servido com risoni

Este não é um enroladinho qualquer. Ele é praticamente uma experiência sensorial: crocante por fora, macio por dentro. O recheio de queijo e azeitonas além de sabor dão o efeito explosivo no paladar. E o risoni substitui o arroz com categoria.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções

Para o frango

Ingredientes

  • 4 bifes de filés de peito de frango
  • 4 azeitonas verdes sem caroço
  • 8 fatias bem finas de queijo prato
  • azeite para untar a assadeira

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média).

2. Unte uma assadeira com um pouquinho de azeite. Fatie cada azeitona em rodelas.

3. Abra um bife e distribua as rodelas de uma azeitona ao longo do comprimento. Dobre uma fatia de queijo no sentido do comprimento, coloque sobre o frango e enrole, começando pela parte mais fina. Repita o procedimento com os outros bifes.

4. Transfira os enroladinhos para a assadeira untada. Dobre as fatias de queijo restantes no sentido do comprimento e depois no sentido da largura - assim ela fica do tamanho exato para cobrir cada enroladinho. Se preferir, use metade de uma fatia para cada enroladinho, dobrando-a uma vez e cortando ao meio.

5. Cubra cada enroladinho com uma fatia de queijo, leve ao forno preaquecido e deixe assar por 25 minutos. Passados 10 minutos do tempo de forno comece o preparo do risoni.

Para o risoni

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de macarrão do tipo risoni
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 6 folhas de manjericão
  • 1 maço de minirrúcula

Modo de preparo

1. Encha uma panela média com 1 L de água e leve ao fogo alto. Enquanto isso, lave e seque as folhas de rúcula e manjericão.

2. Assim que a água ferver, adicione o sal, o macarrão e mexa apenas para misturar. Deixe cozinhar por 11 minutos - a massa deve estar cozida, porém al dente.

3. Desligue o fogo e reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Passe o macarrão por uma peneira para escorrer a água e transfira para uma tigela. Junte a manteiga, misture e deixe derreter com o calor do macarrão.

4. Adicione as folhas de manjericão e rúcula. Regue com algumas colheradas da água do cozimento para formar um molhinho. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

5. Retire o frango do forno e sirva imediatamente acompanhado do risoni.